top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaxSystem

A importância do setor da segurança patrimonial para os dias atuais


O aumento da violência evidenciou a importância do setor de vigilância patrimonial para os dias atuais. Atualmente, a movimentação do setor gira em torno de 33 bilhões de reais, e com a pandemia passou a figurar entre os serviços mais valiosos da sociedade.


Aumento da procura

A população de uma forma geral passou a buscar recursos e socorro na iniciativa privada para ter a sensação de segurança. Afinal, todos querem criar os filhos em um ambiente mais próspero, com mais estabilidade e tranquilidade.

Esse sentimento coletivo de buscar segurança é o motor do mercado global de vigilância. Empresas de segurança patrimonial conseguem fornecer a tranquilidade que a segurança estatal ainda não conseguiu. Com isso, cada vez mais o setor terá investimentos em novas tecnologias que, inexoravelmente, irão melhorar os serviços.


Desafios para o setor

Ainda que o setor esteja em constante expansão, as empresas de vigilância patrimonial necessitam de muitos recursos para oferecer um bom trabalho. Para ser bem executada, a vigilância precisa unir conhecimentos operacional e técnico, mão de obra qualificada, tecnologias complementares e constante supervisão das rotinas.

Para isso, o conhecimento técnico é indispensável para, por exemplo, elaborar um plano de segurança de um estabelecimento ou condomínio. É preciso ser protegido, mapear riscos e procedimentos, propor soluções. O foco aqui é a prevenção, mas não se deve jamais descuidar das possíveis medidas que precisam ser tomadas em caso de ocorrências.

Além disso, para elaborar um plano de segurança, as empresas precisam de mão de obra qualificada, gestores qualificados. Deve-se investir em treinamento operacional e rotinas gerais e específicas gerais e também específicas para cada posto de trabalho. O profissional precisa estar seguro de sua atuação para gerar a segurança nele depositada.


Novas ferramentas

Para se manterem ativas, as empresas do setor de vigilância precisam contar com a tecnologia. De novos equipamentos de segurança a softwares de gestão, elas precisam implementar tudo o que há de novo, melhorando o negócio de alguma forma.

Muitas empresas já têm adotado sistemas e ferramentas de gestão operacional que integram todos os processos do dia a dia. Elas criam, por exemplo, rotinas diárias, checklists operacionais, etc., garantindo uma supervisão eficaz.

ERP’s e sistemas operacionais especializados criam indicadores sobre as operações, facilitando a implementação de melhorias técnicas. Com investimentos como esse, as empresas do setor conseguem entregar toda a tranquilidade que os clientes precisam, atraindo mais valor para seu serviço.


Informatização de processos

O trabalho de vigilância exige o uso da inteligência operacional para elaborar estratégias e planejamentos que levem segurança e não exponha os profissionais ao risco. É preciso avaliar os insumos necessários para que a prática operacional gere grande eficiência.

Evidentemente, não é possível garantir que todo o processo seja automatizado e eficiente. Contudo, com softwares adequados, é possível otimizar todo esse trabalho e entregar um melhor resultado, e de maneira mais prática. Muitos processos são automatizados, o que garante mais tempo para planejar operações.


Ao contar com tecnologia, as empresas podem se tornar mais eficientes e transparentes perante clientes e funcionários. Convidamos você para conhecer alguns dos serviços de tecnologia que a MaxSystem oferece para o setor. Eles agregam qualidade ao trabalho, gerando valor ao negócio e eficiência para seu cliente.

0 comentário
bottom of page