top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaxSystem

Como a tecnologia pode otimizar o setor de RH?

Deseja otimizar o seu setor de RH? No post de hoje nós falaremos sobre a importância desse processo em um mundo cada vez mais tecnológico, e daremos 3 dicas de como a tecnologia pode qualificar o setor de Recursos Humanos.



Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o surgimento de ferramentas capazes de otimizar ainda mais os setores internos de uma empresa. Se tratando do RH, não é diferente.

Sendo considerada uma área importante para trazer conforto e bem estar aos colaboradores, e também aos futuros funcionários, ela pode dispor da tecnologia para otimizar essas etapas e garantir mais assertividade no trabalho e tempo para se organizar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 formas que a tecnologia pode fazer para otimizar o setor de RH das empresas.


1. Processos de seleção de forma online

Em geral, sabemos que trabalhar em processos de seleção torna-se uma das atividades que mais consomem tempo por parte dos profissionais de recursos humanos.

Receber currículos por e-mail, fazer triagem, divulgar vagas, e oferecer uma devolutiva aos candidatos são ações de quem está dentro da construção de processos seletivos. No entanto, esse processo, nos dias atuais, pode ser realizado de maneira totalmente remota.

Em outras palavras, ter ferramentas para automatizar cada uma dessas etapas, especialmente as entrevistas, oferece ainda mais agilidade no processo de contratação, otimizando ainda mais o tempo de serviço e as demandas internas.

Por esse motivo, a inserção da tecnologia no RH é extremamente viável. De forma prática, é possível utilizar métodos como funil automáticos de verificação de currículos, Inteligência Artificial para chatbots e mapeamento comportamental.


2. Assinatura de documentos de maneira remota


Em geral, é bastante comum que os responsáveis pelo RH de uma empresa consigam trabalhar com folhas admissionais! Nesse quesito, o processo é ainda mais ampliado quando falamos de marcas ainda maiores, onde a rotatividade de profissionais costuma ser alta.

Para essas empresas, esse processo demanda bastante tempo, especialmente na coleta, análise e arquivamento desses documentos. No entanto, quando dispomos de assinaturas eletrônicas, por exemplo, além do processo ser feito à distância, o arquivamento do mesmo poderá ser feito de maneira totalmente online, garantindo ainda mais agilidade.

Dispondo da cloud computing (computação em nuvem), esses arquivos ficam registrados em um ambiente online, e podem ser acessados de qualquer lugar.


3. Gamificação


Com o crescente avanço das ferramentas de tecnologia no mercado atual, o setor de RH passou a contar com uma gama de oportunidades para engajar seus colaboradores com base na cultura interna da corporação. Estamos falando da gamificação! De forma prática, esse processo dispõe de jogos de lógica para motivar e entender o comportamento dos colaboradores em estratégias de endomarketing.

Com base nessa gamificação, a equipe de RH pode mensurar a qualidade de trabalho, o conforto dos funcionários, os feedbacks negativos e positivos, e a coleta desses dados para possíveis melhorias internas, a fim de estimular um ambiente cada vez melhor para os profissionais.


Gostou desse artigo? Sem dúvidas, a tecnologia veio para garantir mais automatização, controle e assertividade nas atividades do RH. Portanto, é crucial que as empresas se atentem às novas tendências tecnológicas e as insiram em seus ambientes internos, desde que a tecnologia faça sentido para elas.

Portanto, clique aqui e conheça o nosso site, saiba como podemos ajudar sua rotina de RH a ser mais organizada, eficiente e personalizada. Confira nossas soluções!


0 comentário
bottom of page