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Cuidados e exemplos com a saúde dos funcionários terceirizados, em tempos de pandemia

Atualizado: 12 de abr. de 2021

A contratação de serviços de limpeza, portaria e segurança patrimonial se tornou ainda mais imprescindível por conta da pandemia.

Com isso, as empresas terceirizadas precisam redobrar a atenção e os cuidados com a saúde dos seus funcionários.

Veja no vídeo ao lado um exemplo de como as empresas terceirizadas estão investindo em conscientização, protocolos, prevenção e tecnologia.

Nesse caso o sistema de ponto remoto MSGPR deixa de ser somente um registro, contribuindo também para comunicação, com mensagens e pesquisas em tempo real.


Como podemos ver a comunicação, conscientização, protocolos, prevenção e tecnologia, entre outras medidas, ajudam na contenção da pandemia .

Vamos enumerar alguns pontos que podem ser utilizados pelas terceirizadas em relação a seus funcionários. Confira a seguir ...


1 – Ofereça todos os equipamentos de EPIs necessários

A primeira medida que as empresas precisam tomar para cuidar da saúde dos funcionários é intensificar o uso de equipamentos de proteção individual – EPI.

Para isso, é importante fazer um controle utilizando um sistema especialista na gestão de prestadoras de serviços terceirizados. Como os funcionários não estão trabalhando dentro da empresa e sim em seus postos de serviço, todo o controle deve ser feito por um sistema que possibilite, entre outros, a gestão e inventário remoto de EPIs e equipamentos.

Além disso, é de responsabilidade da empresa oferecer itens pertinentes a higiene pessoal, como álcool em gel, máscaras, gorros, aventais, etc.


2 – Invista na comunicação e sensibilização dos funcionários terceirizados


Estamos vivendo uma pandemia que, infelizmente, ainda não tem uma previsão de término. Por conta dessas incertezas diante do futuro, os funcionários terceirizados estão se sentindo cada vez mais cansados mentalmente, visto que inevitavelmente tem contato com um grande número de pessoas em seu dia-a-dia de trabalho.

Isso pode fazer com que alguns até mesmo negligenciem os cuidados necessários para evitar o contágio do vírus. Cabe à empresa fazer, periodicamente, ações educativas, intensificar a comunicação e investir ainda mais na sensibilização dos funcionários.

Utilizar um sistema de mensageria e pesquisas, que pode estar ligado ao sistema de “ponto remoto” por exemplo, para enviar mensagens diárias ou semanais enfatizando a importância de uso dos EPIs, do uso de máscaras e da higiene pessoal e fazendo pesquisas sobre a saúde dos colaboradores, pode ser um grande aliado.


3 – Faça rodízios nas escalas

Pode ser conveniente às prestadoras de serviços terceirizados de facilities e segurança patrimonial reduzir a jornada de trabalho por meio de escalas. Principalmente os colaboradores acima de 60 anos devem ser poupados dos riscos maiores de contágio. Evitar que trabalhadores com comorbidades sejam alocados em empresas com grande circulação de pessoas para que não corram o risco de passar por aglomerações.


4 – Aumente a fiscalização


É dever das empresas prestadoras de serviços terceirizados preservar a saúde dos colaboradores em tempos de pandemia e, para isso, não adianta apenas enfatizar sobre as medidas de segurança que devem ser respeitadas.

É preciso fiscalizar, não de maneira autoritária, porque isso pode gerar ainda mais desconforto para os colaboradores e a situação que todos nós estamos vivendo já é difícil por si só.


5 – Cuide da saúde mental dos colaboradores


Outra medida fundamental para preservar a saúde dos colaboradores em tempos de pandemia é oferecer um suporte psicológico para que eles possam recorrer sempre que acharem necessário.

Ter um profissional da área de psicologia à disposição, da própria empresa ou mesmo terceirizado, para oferecer atendimentos on-line é muito prudente para que eles se sintam mais acolhidos.


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