Buscar
  • MaxSystem

Gestão Operacional: da importância a aplicação nas empresas


Assim como a gestão estratégica, a gestão operacional é de fundamental importância no âmbito de uma empresa, uma vez que garante a esta manter-se eficiente e produtiva em suas atividades operacionais diárias.

Você gostaria de conhecer mais sobre gestão operacional, entender sua importância e como aplicá-la em sua empresa? Então, continue a leitura!


O que é a gestão operacional?


A gestão operacional é a área encarregada de gerir todas as etapas e tarefas necessárias para garantir a entrega de serviços e/ou produtos contratados pelos clientes de uma empresa. Com outras palavras, é o nível de gestão responsável pelo acompanhamento de todas as tarefas que lidam diretamente com a disponibilização e execução de serviços ou de produtos que uma organização oferece no mercado.

Nesse contexto, cabe destacar ainda que a gestão operacional é um dos três níveis de gestão que guiam uma empresa:

  • gestão estratégica,

  • gestão tática e

  • gestão operacional.

A primeira tem caráter global e a segunda é uma gestão intermediária, preocupando-se com a administração dos departamentos. A operacional, como destacamos, lida diretamente com o controle e execução das tarefas.


Importância da gestão operacional para o crescimento de sua empresa


A gestão operacional é uma área que pode, de uma forma geral e muito especificamente quando falamos de serviços de facilities e segurança patrimonial, otimizar a organização e funcionamento da empresa, fazendo-a se tornar mais eficiente e produtiva, alcançando, assim, seus objetivos com maior velocidade.

Uma boa gestão operacional é capaz, por exemplo, de identificar atividades confusas, equipes desalinhadas, falhas técnicas e baixa produtividade e, com base nisso, sugerir soluções para resolver esses problemas, de maneira a fazer a organização se tornar mais eficiente.

Quando falamos da gestão operacional de facilities e segurança patrimonial, não podemos deixar de citar a “mesa de operações”, que concentra o follow-up de todas atividades operacionais. A mesa de operações tem como tarefa diária manter os postos de trabalha em funcionamento, provendo recursos e auxiliando a supervisão em suas tarefas diárias. Por muitas vezes antecipando soluções e ações a eventuais divergências e ocorrências, sendo que para isso pode contar com sistemas de gestão operacional especialistas no segmento, trabalhando com a “gestão a vista”. Saiba mais sobre a gestão operacional especialista da MaxSystem.

Além disso, a gestão operacional, quando bem executada, garante:

  • Antecipação de problemas e soluções;

  • A correta entrega dos serviços/produtos aos clientes;

  • A satisfação dos clientes;

  • A satisfação dos colaboradores;

  • O aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro;

  • Melhora o engajamento por parte dos colaboradores;

  • Evita retrabalhos que geram custos desnecessários para a empresa.


Como aplicá-la em sua empresa?


Para aplicar a gestão operacional em sua empresa é preciso constituir, primeiro, um ciclo de atividades, como é o caso do ciclo PDCA (planejamento, organização, direção e controle, mais sobre PDCA em Wikipedia). Ao estabelecer isso, você poderá acompanhar melhor o desenvolvimento das operações de sua empresa e, a partir disso, tomar decisões que ajudem tais processos a se tornarem mais otimizados e eficientes.

Trazendo para facilities e segurança patrimonial, primeiro é preciso planejar para conhecer as etapas e rotinas dos serviços prestados pela empresa. Tendo isso em mente, deve-se organizar as funções de cada profissional envolvido e as etapas de execução dos serviços. Em seguida, é importante dar direcionamento aos colaboradores em relação às atividades a serem desenvolvidas e, por fim, manter o controle de sua execução.

Tal ciclo é uma forma otimizada de você aplicar em sua empresa a gestão operacional e, assim, alcançar melhores resultados nesse nível de gestão.


Você sabia que contamos com um sistema de gestão que pode otimizar a gestão operacional de sua empresa? Para saber mais, entre em contato com a MaxSystem. Que tal?


Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Então não deixe de acompanhar as publicações no blog da MaxSystem.

0 comentário

© 2020 MaxSystem

contato@maxsystem.com.br

Tel: 12 3028-8198