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Os princípios da gestão de operações em Facilities e Segurança Patrimonial

Boas estratégias de serviços de facilities e segurança patrimonial são fundamentais para se obter sucesso com a participação de outras pessoas. Uma coordenação de qualidade na prestação destes serviços tem o intuito de ajudar a empresa a garantir a segurança, o bem estar nos ambientes de trabalho e a produtividade de toda a equipe.

Afinal, pense o quão complicado seria para colaboradores e gestores terem de desempenhar atividades em um local, inseguro, mal organizado, sem os recursos necessários, com iluminação indevida e sem os materiais essenciais.

A seguir, mostramos o conteúdo mais relevante para te ajudar a compreender a gestão de facilities e segurança patrimonial e poder colocá-la em prática.


O conceito de gestão de facilities

A gestão de facilities surgiu nos EUA na década de 1960, e não parou de conquistar as empresas desde então.

O termo vem do inglês “facilities management”, que significa “gestão de facilidades”. Quando bem executada, desempenha um papel fundamental ligado à produtividade e eficiência estrutural, com toda a funcionalidade da empresa que passa desde a infraestrutura à tecnologia.

De um modo geral, a gestão de facilities engloba práticas de atividade meio da empresa, como: manutenção, segurança, higiene e infraestrutura do ambiente de trabalho. A ideia central é sempre poder otimizar ao máximo a qualidade e contribuir para a produtividade das equipes por um baixo custo, poupando de maneira eficiente os recursos e o tempo.

A gestão de segurança patrimonial

Toda empresa deve priorizar a segurança. Afinal, a proteção do patrimônio de sua empresa e a integridade física dos colaboradores, não tem preço. A gestão de segurança patrimonial é responsável por determinar quais serão as melhores ferramentas adotadas, como câmeras, alarmes, controle de acesso, ou mesmo, a presença de uma equipe de vigilantes.

Além de organizar proteção online e sistemas em rede, com o intuito de zelar pelos dados e informações sigilosas do estabelecimento.

Agora vamos em frente e veremos 3 princípios para ajudar sua empresa na prestação dos serviços de Facilities e Segurança Patrimonial, e conte com a MaxSystem quando assunto for sistemas de gestão especialistas.

Priorize o compliance

O termo compliance significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. A área de facilities e segurança patrimonial tem legislações particulares. Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha conhecimento sobre as normas e as leis. Treine seus gestores para que se situem sobre as questões legais, fomentando a adequação das atividades de acordo com as normas para cada área.

Atenda aos indicadores de qualidade

Para garantir que a gestão de facilities e segurança patrimonial está gerando bons frutos, você precisa estabelecer critérios de qualidade e fazer o que for possível para que sejam cumpridos.

Entre os indicadores de qualidade que você pode usar, estão: satisfação do cliente, satisfação do colaborador, levantamento de análise de riscos e dados, adoção de planos de gestão de crises (como acidentes, greves, roubos, furtos), despesas com equipes de segurança, custos com materiais, tempo médio de resposta, adoção de medidas de rotina, entre outras.

Tenha uma equipe especialista

Equipes capacitadas a prestar serviços com excelência requerem seleção assertiva e treinamento. Equipes preparadas, prontas a atender as peculiaridades de cada serviço e cliente são fundamentais.

Invista em treinamento e bem-estar dos seus colaboradores, e proporcione a melhor experiência ao seu cliente.

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